top of page
WhatsApp-Video-2024-02-27-at-16.29.41.gif

Detrans permitem que motoristas com exame toxicológico vencido continuem dirigindo impunemente

  • Foto do escritor: jjbraganeto
    jjbraganeto
  • 24 de jan.
  • 2 min de leitura
ree

Excesso de peso, carga perigosa com motorista usuário de drogas, com a CNH vencida e ainda chamam de acidente Foto: Bombeiros MG.


Omissão dos Detrans permite que motoristas de veículos pesados continuem dirigindo impunes com exame toxicológico vencido e CNH que não é suspensa


A Senatran confirmou hoje que 1,5 milhão de motoristas das categorias C (caminhão), D (vans e ônibus) e E (carretas) estão circulando com o exame toxicológico vencido.


Esse número é reflexo da omissão de dirigentes de diversos Detrans, que não notificam nem suspendem a CNH desses motoristas.

A legislação determina a suspensão da CNH até a apresentação de um laudo negativo para uso de drogas, além de multa de R$ 1.467,35 e sete pontos na habilitação.


Apesar disso, diversos Detrans, com destaque para São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo — este último responsável pela habilitação do condutor envolvido na tragédia que resultou em 39 mortes — não cumprem a lei e tentam evitar a suspensão de condutores com exame vencido.


Mas existem bons exemplos, como Minas Gerais, onde ocorreu o sinistro(acidente) com 39 mortos. O Detran de Minas já notificou mais de 130 mil condutores com exame vencido.


Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/Cc6cHsCc0klH9bCiS5Dlyc


Em resposta ao Estradas sobre a conduta irresponsável de alguns Detrans, a Senatran afirmou em matéria anterior que, desde a publicação da Lei 14.599/2023, todas as medidas regulatórias, sistêmicas e procedimentais foram adotadas.


A Secretaria promoveu reuniões, realizou ajustes e lançou campanhas de conscientização para garantir segurança jurídica e plena orientação aos Detrans.


Na avaliação de Rodolfo Rizzotto, Coordenador do SOS Estradas, a irresponsabilidade dos dirigentes dos Detrans que permitem essa impunidade contribui para tragédias como essa. “Como permitem que 1,5 milhão de condutores continuem dirigindo com exame vencido, se o sistema possibilita a suspensão imediata da CNH até a apresentação de um laudo negativo?”, questiona Rizzotto.


Ele acrescenta: “Já temos motoristas dirigindo com CNH vencida, outros com exames em dia, mas que ainda fazem uso de drogas, e agora somamos a essa tropa de risco motoristas que possuem um verdadeiro salvo-conduto dos Detrans para continuarem dirigindo, mesmo com o exame para drogas vencido. O resultado é uma carnificina nas estradas, que depois será chamada de acidente.”


Porque a Polícia não fala da transportadora e dona da carga?


O Estradas estranha que não seja mencionada na coletiva da Polícia Civil a responsabilidade da transportadora, dona do caminhão irregular e com motorista com CNH vencida e usando drogas.


Na mesma cidade, uma outra empresa, com o mesmo nome, trabalha com granito, conforme o Estradas revelou. São elas: HMA Transportes e HMA Granito. Ambas sediadas no Corrego Santa Lidia, Barra de Sao Francisco-ES. Coincidência?


Afinal, não é o motorista que sabe quantos quilos pesa o granito mas a transportadora e a dona da carga.


Matéria publicada pelo site estradas.com.br que tem excelentes conteúdos sobre esse tema, confiram no link


Comentários


bottom of page